19 de janeiro de 2013

Primeiras Impressões de Fire Emblem: Awakening


Eu nunca tive um contato muito grande com Fire Emblem. Chamem-me de leigo, de qualquer coisa, mas a primeira vez que ouvi falar da série foi justamente no Super Smash Bros. Brawl, onde os personagens Marth e Ike fazem suas aparições.
Eu até cheguei a experimentar um título para o GBA, mas admito que não gostei, já que entendi muito pouco do que estava acontecendo...
Sendo sincero, eu não sou nenhum fã de jogos de estratégia. Posso até me dar bem, quando a lua é cheia e os planetas estão alinhados, mas fico extremamente frustrado quando as coisas não estão indo bem.

Vendo toda a ansiedade por trás de Awakening, eu admito que fiquei bem curioso a respeito do que eles poderiam apresentar no jogo. A demo do jogo saiu no dia 17 de Janeiro, e eu aproveitei para baixá-la pelo eShop.
Para saber minhas impressões do jogo de acordo com o que a demo ofereceu, leia o resto da postagem.


Depois de dar uma olhada, na bela e simples tela-título, pressionei Start e vi quais eram as opções... Depois de dar uma olhada na seleção de dificuldade (e escolher o modo "normal", porque eu SOU iniciante), me surpreendi com a opção seguinte...
O jogo me deu a opção de escolher entre um modo casual, no qual os personagens mortos retornam depois da luta; e o modo clássico, que mantém a típica ideia de que seus amigos mortos NÃO voltam.
A demo não me permitiu escolher o modo clássico, então escolhi o casual...

Fui jogado a uma surpresa: modificar o avatar. Não imaginei que precisaria fazer isso, mas fui e TENTEI customizar.
A demo me limitou a escolher um personagem previamente feito, sem poder customizar nada... Nem ao menos o sexo do personagem eu pude mudar. É uma demo, então ignorei e escolhi as opções que eram disponíveis.

A primeira coisa do jogo mesmo que me é apresentada é uma das "cenas animadas" do jogo. Eu já sabia de sua existência, mas admito que gostei do resultado. As animações são bem interessantes e a qualidade de imagem é bem considerável. Eu sei que é uma CG, mas gostei muito.
Daí o jogo mostra seu gráfico verdadeiro, e fiquei um pouco misturado a respeito dele... Achei o modelo do jogo interessante, mas alguns pequenos detalhes me deixaram um pouco incomodado... O primeiro exemplo é o fato de os personagens não terem pés...
É, até eu admito que é uma besteira quando você pensa um pouco, mas eu fiquei um pouco estarrecido... Tenho certeza que o clima do jogo não é leve, então não saquei muito a ideia do estilo gráfico. Não que isso importe muito.

O mais importante de qualquer jogo é se ele "joga bem", então vamos aos detalhes mais importantes...


Fire Emblem mistura o gênero de estratégia com o gênero de RPG's, e o resultado é satisfatório. Como eu disse antes, não sou fã de jogos assim, mas o estilo de Awakening é tão cativante e interessante, que me deixou empolgado.
Não vou me aprofundar no estilo gráfico das cenas. Creio que vocês podem ver por si mesmos acima.
Achei muito bacana a forma como o jogo mostra esses momentos mais táticos...

Sempre que uma batalha entre dois soldados vai acontecer, a tela muda para uma perspectiva em 3D, com modelos em 3D dos personagens efetuando seus golpes.


As animações são muito boas, e fazem um bom uso do poderio gráfico do 3DS. Essas "cenas de ação" são empolgantes, e divertidas de assistir.

Por estar jogando na versão demo, não pude ver tudo o que é possível ver nesses momentos, o que é uma pena. Mas, pude notar alguns detalhes. Pelo que entendi, é possível deixar dois personagens mais ligados um com o outro caso você cumpra algumas condições especiais e, pelo que sei, ataques em dupla também são possíveis. Também executei um golpe especial uma vez, mas não entendi direito como fiz...
O jogo em geral parece estar de acordo com o que a série Fire Emblem costuma mostrar (ao menos pelo pouco que sei).

A música é bacana, e se adapta de acordo com o que está acontecendo, alterando levemente quando uma cena de ação começa...

Também gostaria de falar da história do jogo. Não tem muito revelado na demo, mas o pouco que é apresentado deixa a típica pergunta do "e agora?". Você vai ficar curioso com o que vai acontecer depois, e isso é um incentivo para a compra do jogo...

Mesmo não sendo fã de jogos de estratégia, gostei muito do que foi oferecido. Fire Emblem: Awakening pareceu ser um jogo bem divertido, com uma história aparentemente intrigante e um bom sistema de jogo.

E você? Já conferiu a demo do jogo? Pretende comprá-lo? Não deixe de comentar, e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário