Se você é um daqueles jogadores exagerados de PS3 ou Xbox 360, o qual acredita que jogos como Mario são infantis, ridículos e nem ao menos merecem sua atenção, mais respeito por favor. Até porque, se não fosse pelo grande ÍCONE aqui, o mundo de videogames não seria do jeito tão agradável do jeito que é hoje. Isso é FATO!
Bom, mas vamos falar do nosso querido personagem, sim? O objetivo deste texto é simplesmente dar uma rápida repaginada na história de Mario, dos seus primeiros dias até os mais atuais. Não vamos aprofundar muito aqui, sim? Eu sei que o bigodudo estrelou centenas de jogos, mas, aqui, eu só pretendo mostrar os mais importantes e/ou os mais memoráveis.
- Era Arcade
Mario foi um dos primeiros personagens criados pela Nintendo, ainda na época em que ela produzia jogos em arcade. Ao dizer isso, quero dizer que foi bem lá pro começo dos anos 80, quando a empresa lançou o hit que a tornaria famosa. Para aqueles que lembram desse tempo, sim, estou falando do grande hit DONKEY KONG.
Àqueles que tiveram ataques de nostalgia ao ver essa imagem, favor enxugar as lágrimas. |
*Rumor: Existe muita especulação acerca da personagem Pauline. Muitos acreditam que ela seria o equivalente à Princesa Peach, enquanto outros dizem que ela era a sobrinha de Jumpman.
O objetivo do jogo era simples. Subir até o topo para salvar Pauline. Como praticamente todos os outros jogos da época, esse aqui não era bem aquele tipo que você pega e termina. Não, o objetivo do jogador aqui era simplesmente conseguir o maior número de pontos.
Como eu mencionei antes, o jogo havia se tornado em um sucesso monstruoso. Tanto que o jogo teve suas continuações, Donkey Kong Jr. e Donkey Kong 3. O negócio é que o jogo fez sucesso.
Agora, você deve estar se perguntando: "Pôxa, mas como foi que Jumpman mudou de nome para Mario...? Ou é o mesmo personagem?"
Bom, cabe a você acreditar no que quiser. O fato é que, na sede da Nintendo nos EUA, na época, existia um cozinheiro chamado Mario, e ele era muito semelhante fisicamente ao Jumpman (além de ter um sotaque italiano, acredito). Tanto que os funcionários da Nintendo americana apelidaram o personagem de Mario.
Bom, aí... Pegou.
Além disso, em Donkey Kong, Mario não era um encanador, como o vemos hoje, e sim, um carpinteiro.
O nome Mario pegou em definitivo quando o segundo jogo protagonizando o personagem se chamou MARIO BROS.
Mario Bros., em sua versão original. |
Mario Bros., em sua versão no Atari 2600 |
É, pode-se dizer que foi a primeira apresentação de Luigi.
Na época citada acima, a Nintendo apenas trabalhava com jogos, sendo os dois acima os mais famosos e, ouso dizer, os melhores. Somente em meados da década de 80, quando a Nintendo começou a produzir não só jogos, como consoles também, foi que Mario realmente subiu aos céus.
- Era NES
O primeiro videogame da Nintendo, o Nintendo Entertainment System (ou NES) foi o segundo videogame mais vendido da história (pelo menos até hoje), e o console no qual seriam criadas franquias que viveriam depois. Títulos como The Legend of Zelda, Metroid, Final Fantasy e outros estariam em sua biblioteca. É óbvio que Mario também estava presente. O primeiro jogo do NES, por assim dizer, foi o lendário SUPER MARIO BROS., o mesmo jogo que alteraria para sempre a forma de se jogar e de fabricar jogos. Seu estilo de jogo inspirou vários títulos que vieram depois dele, como Sonic e, por incrível que pareça, Metal Gear.
O começo dos jogos como os conhecemos... |
Foi nesse jogo que o Mario como o conhecemos hoje nasceu. Um largo campo, indo de um castelo a outro, ficando grande quando toca em cogumelos, pulando em tartarugas, sempre brigando com uma tartaruga monstro, Bowser, e ao final, salvando a bela princesa Peach.
Acreditem ou não, esse jogo aqui está dentre os mais importantes de todos os tempos, e eu lhes garanto que jogá-lo hoje em dia é tão divertido quanto era naquele tempo.
Agora, vamos esclarecer uma coisa por um momento. Como todos vocês sabem, Super Mario Bros. 2 foi um jogo completamente diferente de seu antecessor. O que não sabemos é que isso é apenas verdade no ocidente. No Japão, o título Super Mario Bros. 2 era algo exageradamente semelhante ao primeiro título.
Super Mario Bros. 2 no NES |
Super Mario Bros. 2 no Famicom (NES japonês) |
Como dito por Shigeru Miyamoto em 2010, o Super Mario Bros. 2 japonês se tratava apenas de mais algumas fases do jogo original que eles não colocaram. Além disso, essas fases eram bem difíceis, e praticamente só podiam ser terminadas por jogadores experientes (tanto que logo na capa do jogo, você vê uma medalhinha dizendo algo como "Somente para Pros"). Essa versão apareceu depois aqui no Ocidente, seguindo o nome de "Super Mario Bros. The Lost Levels", na coletânea para o SNES: "Super Mario Bros. All-Stars".
O Super Mario Bros. 2 do Ocidente foi aquela coisa de pegar coisas no chão e jogar nos outros. Isso ocorreu talvez porque eles acharam que o segundo jogo era parecido demais com o primeiro, então, eles fizeram a versão que conhecemos.
No final dos anos 80, auge supremo da popularidade da Nintendo, aquele tido como o melhor jogo do Nintendo Entertainment System, chegaria às lojas e demonstraria que o NES era o clássico dos clássicos, ou algo assim... Sim, estou falando de SUPER MARIO BROS. 3!!
Muita gente ama esse jogo, mesmo hoje. Seu estilo de jogabilidade foi ainda mais influente para os videogames do que o primeiro título, e terminou sendo a principal fonte de inspiração não só para Marios em side-scroller que viriam depois como também para diversos outros jogos de plataforma que viriam depois dele.
O estilo de jogo de Super Mario Bros. 3 era parecido com o do primeiro jogo, só que melhorado bastante. Imaginem algo que revolucionou por ser muito incrível, ficar ainda mais incrível!
Além disso, a popularidade desse jogo foi tanta que ele até ganhou um programa de TV: "Super Mario Bros.3". Sim, esse era o título. Não, não tinha "2".
Foi SMB3 que levou a Nintendo ao topo de sua popularidade, e com bons motivos. O jogo em si era genial, e mostrou a capacidade do NES.
Mario estrelou em diversos outros jogos no NES, muitos deles de esporte, como Golf (título do jogo), no entanto, os que realmente eram memoráveis aqui eram os 3 citados acima. O próximo trabalho "sério" de Mario surgiria em 1991...
- Era Super NES
Se houve um videogame da Nintendo que pegou todos os principais clássicos de seu antecessor e os elevou ainda mais, esse foi o Super Nintendo (ou SNES). Nesse console, tivemos as melhores sequências possíveis para o tempo, como The Legend of Zelda: A Link to the Past, Super Metroid e Kirby Super Star. Além disso, foram criadas novas Propriedades Intelectuais (ou IP's) como Star Fox e F-Zero. Nessa época, Mario já era, sim, a cara da Nintendo. Tanto que o primeiro jogo do SNES (e o mais vendido deste) foi SUPER MARIO WORLD.
Ah é...
Filhos dos anos 90-95, vocês lembram disso. |
Super Mario World foi, de várias formas, o grande trunfo do SNES. No entanto, obviamente não foi o único título do bigodudo. Tivemos vários títulos de Mario aqui, como por exemplo Mario Paint ou Mario is missing. Agora, se teve um dos títulos do bigodudo que mais faria sucesso, seria, obviamente, o lendário SUPER MARIO KART.
Hoje em dia, Mario Kart é uma das ramificações mais famosas da franquia Mario. Praticamente todo console da Nintendo teve sua versão. A versão do SNES foi a primeira deles. O jogo era incrivelmente divertido e ainda mantém seu charme nos dias de hoje. Não é preciso dizer que este tipo de jogo geraria centenas de clones mais à frente.
Agora, como vocês devem saber, o SNES foi palco para centenas de RPG's, tendo como exemplos a série Final Fantasy, Breath of Fire e por aí vai. Até mesmo nosso querido Mario fez parte de um RPG. O mesmo entitulado de SUPER MARIO RPG: LEGEND OF THE SEVEN STARS.
Produto da parceria dentre a Squaresoft (como era chamada na época) e a Nintendo, o jogo trazia o gênero de RPG com um estilo peculiar, deixando as batalhas mais interativas para o jogador. A trilha sonora do jogo, feita por Koji Kondo com Nobuo Uematsu era outra coisa que chamava atenção (fazendo uma mistura do ritmo de Mario com Final Fantasy). Este aqui, além de abrir caminho para diversos RPG's de Mario que surgiriam pela frente, também cativou muitos fãs.
No entanto, apesar de sempre estar aberto a vários gêneros (e sempre adaptável em todos), a raiz de Mario sempre esteve no gênero plataforma. Foi aí que surgiu uma das maiores pérolas do SNES. O lendário SUPER MARIO WORLD 2: YOSHI'S ISLAND.
Esse jogo é, na verdade, um predecessor dos títulos de Mario no geral. Até porque, conta com a primeira aventura do bigodudo, quando ele ainda era um bebê. Esse título, apesar de não ter algumas das principais características de um jogo de Mario, consegue se destacar dentre todos, sendo um dos melhores títulos do SNES e com o nome do encanador. Além disso, esse aqui é considerado como um dos melhores jogos de plataforma de todos os tempos, e com razão!
Agora, sem mencionar jogos completamente novos, foi feita uma coletânea no SNES chamada de SUPER MARIO BROS.: ALL-STARS.
Essa coletânea tinha os três Super Mario Bros. do NES com seus gráficos aprimorados para o SNES, sem falar, é claro, da versão ocidental do Super Mario Bros. 2 japonês, entitulado de Super Mario Bros. The Lost Levels.
Apesar de todo esse alvoroço, tudo o que eu fiz foi mostrar a ponta do enorme Iceberg de jogos do Mario. Na verdade, eu só apontei para sua ponta, e nada mais. Por ser uma franquia muito grande, creio que todos aceitam o fato de que eu vou dividir isso aqui em partes.
Da próxima vez, viremos com a saga do Nintendo 64 até o Nintendo Wii. Oh, e se você sentiu falta dos portáteis como Super Mario Land, não se preocupe, pois eles serão falados em uma parte futura! Espero que tenham gostado e até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário